Estilo de Vida

Cursos gratuitos de corte de cabelo e panificação são ofertados a moradores do Jocafe II em Linhares

Os cursos, que vieram para atender um pedido dos moradores, são realizados por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento de Linhares e a Caixa Econômica Federal e seguem até o mês de abril.

CURSO DE CORTE DE CABELO E PANIFICAÇÃO NO JOCAFE IIOs moradores do Residencial Jocafe II estão participando nesse momento de dois cursos: de corte de cabelo beneficiando 30 mulheres, e de panificação, atendendo 60 pessoas. Os encontros tem acontecido de segunda a sexta-feira, em dois turnos, com grupos diferentes.  Os cursos, que vieram para atender um pedido dos moradores, são realizados por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento de Linhares e a Caixa Econômica Federal e seguem até o mês de abril.

No curso básico de corte de cabelo e química básica, as alunas aprendem sobre corte, hidratação, química, gerenciamento de um salão, a trabalhar com cabelos cacheados e, inclusive, já estão cortando os cabelos dos filhos e parentes. As aulas são ministradas num salão de beleza existente no próprio residencial. A ideia é dar base para trabalhar em um salão ou abrir um pequeno negócio. No fim do curso, haverá sorteio de um kit com material básico para um salão, inclusive um lavatório.
A Jaqueline de Souza Guilhermino está participando dos dois cursos e já faz planos para o futuro. “Estou gostando bastante dos dois cursos, os conteúdos são bem focados no aprendizado, de forma simples, e estou conseguindo aprender bastante. Mas já me identifiquei muito com o de cabeleireiro e quero futuramente abrir um salão. Estou muito satisfeita com o que tenho aprendido”, disse a moradora.
No curso básico de panificação, que acontece numa padaria do bairro Santa Cruz, os beneficiários tem aprendido sobre a produção de diversos tipos de pães, confeitaria básica e noções de manipulação de alimentos, como base para iniciar o trabalho na área. O Fernando Raimundo Rufino é um dos moradores contemplados com o curso. “Eu e minha esposa estamos participando do curso e estou achando bom. Além de aprender é uma forma também de se relacionar com outras pessoas do bairro. Futuramente, de acordo com o que eu aprender no curso, nós temos vontade de fazer algo nessa área para aumentar a renda”, disse.
As oficinas são ministradas pelo Instituto Ellos, tem carga horária de 160 horas e os participantes receberão certificado de participação. Desde novembro do ano passado até agora, 572 vagas foram ofertas de forma contínua, aos moradores do Jocafe II, nas oficinas de Jardinagem, Maquiagem e Beleza, Laços para enfeites de cabeça e Natal, Chinelos customizados, buscuit, tomates secos e agora de corte de cabelo e panificação.
“O nosso objetivo é fomentar novas possibilidades para geração de renda aos moradores do residencial, melhorando a qualidade de vida. Vamos nos manter firmes em busca de parcerias que permitam que outros projetos como estes aconteçam, para que o conhecimento seja adquirido, e que o morador abrace as novas oportunidades que surgirem”, frisou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
COMPARTILHAR
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar? Powered by QuadLayers
Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios