Destaque

Dia Nacional do Teste do Pezinho: campanha ressalta importância da triagem neonatal logo após nascimento do bebê

Exame detecta doenças que, se não tratadas em tempo hábil, podem levar à deficiência intelectual.

A cor lilás vai tomar conta deste mês. É o Junho Lilás, que chama a atenção para a importância da realização do teste do pezinho em bebês recém-nascidos. Trata-se de um exame laboratorial rápido, realizado por meio da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, disponibilizado gratuitamente no Centro de Diagnóstico (CEDAB) da Apae de Vitória, único do Estado a oferecer o serviço pelo SUS.

A instituição é referência em Triagem Neonatal no Espírito Santo e credenciada pelo Ministério da Saúde, recebendo o material coletado nas unidades de saúde dos municípios para a realização do exame. Junho foi escolhido em razão de o dia 6 do mês marcar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame que é um direito de todo recém-nascido brasileiro.

O objetivo principal do teste é impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas em tempo hábil, podem levar à deficiência intelectual ou causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas. Além de atender pelo SUS, com o teste básico que identifica seis doenças, a Apae de Vitória também realiza a coleta e diagnóstico por meio do teste ampliado, capaz de detectar mais de 50 patologias. Nessa modalidade, o procedimento é feito por meio de convênios com planos de saúde e particular.

Foto: Sérgio Cardoso

O teste do pezinho básico, oferecido gratuitamente pelo SUS, deve ser coletado nas unidades básicas de saúde distribuídas por todos os municípios capixabas que enviam o material para a Apae de Vitória onde é realizada a análise. Atualmente as seguintes doenças são pesquisadas por meio dele: Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias (DF), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO). O exame não detecta a Síndrome de Down.

Prevenção

As doenças investigadas são assintomáticas no período neonatal (0 a 28 dias de vida) e podem levar à deficiência intelectual ou afetar gravemente a saúde da criança. Quando as doenças são detectadas dentro de um prazo adequado e o tratamento é iniciado, a chance de impedir o desenvolvimento de sequelas é grande, melhorando, dessa maneira, a qualidade de vida das pessoas que têm o diagnóstico confirmado.

A coleta do sangue do bebê deve ser realizada preferencialmente entre o 3° e 5° dia de vida e sempre após passadas 48 horas da primeira amamentação e alimentação do recém-nascido. Não há impedimento para realizar o teste nas crianças que passarem do prazo indicado. Mas é importante ter em mente que, quanto mais cedo é realizada a coleta, mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados.

Busca

Os pais ou responsáveis pelos recém-nascidos com exames alterados são reconvocados através de uma busca ativa realizada pela Apae de Vitória para a realização de novos exames e avaliação clínica para confirmação diagnóstica. Isso não quer dizer que o bebê possui a doença, mas que teve uma triagem positiva e por isso precisa realizar outros exames para excluir ou confirmar alguma doença.

As patologias identificadas no teste são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que atua no Ambulatório da Triagem Neonatal no Centro de Diagnóstico Dr. Américo Buaiz (CEDAB), da Apae de Vitória

Teste Ampliado

O teste do pezinho ampliado é realizado por meio de convênios ou por contratação particular e é coletado diretamente no CEDAB, na Apae de Vitória. Ele é capaz de pesquisar mais de 50 patologias. Para a realização é preciso apresentar carteira do plano de saúde e autorização do mesmo, pedido médico e documento do responsável e do recém-nascido. Atualmente a Unimed Vitória, Cassi, CST, São Bernardo e Petrobrás são conveniados com a Instituição.

Fonte: folhavitoria

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios