Destaque

Atenção: A Polícia Civil alerta para o golpe de vendas de carros na OLX

Um crime muito comum na internet, mas que pode tirar o sono e o sonho de quem pretende comprar um carro através de revenda online.

O golpe funciona da seguinte forma: O estelionatário vê um anúncio no site (sites como OLX) e mantém contato com o vendedor, demonstrando interesse na aquisição do automóvel anunciado. Durante o contato o golpista pede dados, fotos e vídeos do veículo. Com esses dados, ele cria um anúncio falso no mesmo site, oferecendo o mesmo veículo por um preço baixo do praticado no mercado. Quando um comprador se interessa pelo anúncio falso e mantém contato com o falso vendedor, este afirma que tem o carro para vender, mas pedirá a alguém (primo, tio, cunhado, amigo) que mostre o veículo, pois ele não está na cidade. Na ocasião, o estelionatário pede que no momento do encontro o comprador não comente com a pessoa nada a respeito da negociação, principalmente em relação ao valor do bem. Após combinar tudo com o comprador, o estelionatário mantém contato com o verdadeiro vendedor e diz que está interessado em comprar o veículo para PAGAR UMA DÍVIDA A UM EX-FUNCIONÁRIO, por exemplo, e pede que o vendedor mostre o
veículo para aquela pessoa, SOLICITANDO também que no momento do encontro O VENDEDOR NÃO REVELE que é o proprietário do bem.

O estelionatário consegue promover UM ENCONTRO ENTRE O COMPRADOR E O VENDEDOR, de modo que o carro seja visto e a transação pareça legal. Assim, o primeiro acredita que está comprando um veículo por um bom preço e o outro acredita que está vendendo o veículo também por um bom preço. Como o comprador vê o carro, se sente confiante e acaba depositando o dinheiro em uma conta fornecida pelo estelionatário, geral…

DICAS PARA NÃO SE TORNAR VÍTIMA:

DESCONFIE de interessados que PECAM MUITOS DADOS DE SEU VEICULO por telefone ou por rede social. Prefira marcar um encontro pessoalmente, em um local público, para tratar do assunto;

FIQUE ATENTO ao SOTAQUE da pessoa que mantêm contato com você. Geralmente os estelionatários são de fora do Estado;

JAMAIS CONCORDE em MENTIR ou PASSAR INFORMAÇÕES FALSAS a respeito do carro ou da transação a pedido da pessoa que se diz interessada na compra. Sempre converse com a pessoa que está interessada em comprar ou vender o veículo e fale a VERDADE a respeito da negociação.

VERIFIQUE a AGENCIA bancária da conta indicada para depósito.
Através de uma simples consulta no Google, colocando o nome do banco e o número da agência, é possível saber se aquela conta é de fora do Estado. Nesse caso, fique ainda mais desconfiado; Em caso de dúvida, não faça nenhum depósito e PROCURE A DELEGACIA MAIS PRÓXIMA.

COMPARTILHAR
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar? Powered by QuadLayers
Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios